Caros aluninhos,
Hoje teremos uma atividade diferenciada. Dois vídeos muito especiais para nos fazer refletir sobre o meio ambiente e sua sustentabilidade. Será que fazemos a nossa parte? Afinal que responsabilidade temos sobre ele.
Assistam com atenção e depois cliquem aqui para responder as questões que o levaram a formar opinião sobre o tema.
Um abraço,
Jeannie.
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
Avaliação Oitavos C e D
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
Escola Antônio Bezerra -- Avaliação Oitavos Anos A e B
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Atividade para o 2 A ( 24/10/2014)
Bom dia gente,Hoje teremos duas atividades:
a primeira é exclusiva de gramática, individual: Clique aqui para começar.
a segunda é a participação em um fórum, cujo convite já enviei aos emails de vocês. Funciona por meio de um grupo do google, aqui está o link, mas não sei se quem não está cadastrado pode postar ou visualizar. Segue um print da tela inicial para que visualizem algumas das regras.
Quem não tiver recebido o convite, envie agora mesmo um email para profa.jeannie@gmail.com que cadastro de imediato.
Nosso objetivo nessa segunda atividade é modelar por escrito estratégias de argumentação.
Postem nos comentários suas opiniões sobre as atividades e sugestões.
Até mais,
Jeannie.
terça-feira, 30 de setembro de 2014
As vantagens de ser invisível e o alerta para o abuso infantil.
Atividade direcionada para o 2o. A
Olá turma, nossa atividade será composta de 4 etapas, com vistas ao direcionamento para a produção textual consciente e "interferente".
Para Charlie (Logan Lerman), ser invisível trouxe algumas vantagens. Tímido e sem jeito, como todos os deslocados nerds dos filmes e séries norte-americanos, estar em algum lugar de maneira quase imperceptível trouxe novas amizades. Depois de perder o melhor amigo (que se suicida), Charlie busca participar mais da vida quando entra em uma cruel e típica high school.
Os primeiros dias não são animadores. Além de ser zoado na escola, Charlie vê também o namorado da sua irmã batendo nela, o que o faz ficar ainda mais deslocado e confuso. O ano de Charlie começa a mudar quando conhece os irmãos Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller) em um jogo de futebol americano.
Achando-se quieto e imperceptível, Charlie começa a ir em festas e sair com o novo grupo de amigos. Acaba usando drogas pela primeira vez e tendo sua primeira namorada. Quase sem perceber, passou a ser um dos integrantes do grupo. É neste momento que fala a frase de impacto do filme (e do livro também): “And in that moment, I swear we were infinite” (E, naquele momento, eu juro que éramos infinitos).
Em um certo momento, porém, Charlie passa a guardar muitos segredos das outras pessoas e de si mesmo. É nesse mesmo momento que descobrimos que o personagem costumava sofrer com alucinações e frequentemente desmaiava. Percebemos também uma certa tensão quando o personagem sente saudades de sua tia Helen (Melanie Lynskey), morta em um acidente de carro quando ele ainda era criança. E Charlie precisará amadurecer para passar por tudo isso.
Por ser uma adaptação de um livro, de mesmo nome e autoria de Stephen Chbosky, As Vantagens de Ser Invisível(The Perks Of Being A Wallflower, EUA, 2012 – Paris Filmes) busca usar uma estrutura semelhante. Assim como o livro é construído apenas com as cartas escritas por Charlie para um desconhecido, o filme usa a narração do personagem com as cenas em que ele escreve para dar a mesma impressão. Além disso, com o longa se perde muito pouco da história original (SPOILER: no livro, a irmã de Charlie fica grávida antes de terminar com seu namorado e é Charlie que a ajuda a conseguir um aborto – o que piora ainda mais o fato de ele precisar guardar tantos segredos). A estreia próxima do filme ajudou inclusive a alavancar as vendas do livro no Brasil. A edição traduzida, feita pela Rocco, é difícil de achar e está indisponível em algumas lojas. Ainda assim, a edição original foi um dos livros mais vendido entre as ficções em inglês por aqui.
Um dos pontos altos do filme é a atuação de Ezra Miller, ator que interpretou Kevin no polêmico Precisamos Falar sobre Kevin. O ator faz Patrick, um dos melhores amigos de Charlie, que sofre com as complicações de um relacionamento gay – abordado de maneira tranquila e pouco caricata. Ele é possivelmente um dos responsáveis pela graça do filme. Outro bom momento é a escolha da trilha sonora (que deve ser creditada a Stephen Chbosky, que já a utiliza no livro). As duas músicas principais do filme são a bastante pessimista “Asleep” (Smiths) e a um tanto esperançosa “Heroes” (David Bowie). Além disso, alguns acordes usados como expressão dos sentimentos de Charlie lembram muito “Hallelujah” (Jeff Buckley).
(SPOILER: Por fim, o maior mérito do filme é tratar do abuso infantil de maneira mais simples, focando em quem sofre e as consequências disso na vida de uma criança/adolescente. Não especular o tema como um grande tabu, mas sim falar sobre isso com uma certa delicadeza. É aos poucos que Charlie sente que foi abusado por sua tia quando criança, e assim para de se sentir culpado pela morte dela. E este foi um segredo que ele precisou guardar por bastante tempo.)
Apesar de ser nada mais que um drama adolescente americano, alguma nostalgia pode bater também em um público mais velho. O filme pode trazer de volta algumas primeiras vezes. Ainda melhores ao som de boa música.
Fonte: http://www.mondobacana.com/filmes-outubro-2012/as-vantagens-de-ser-invisivel.html
Bem, a primeira tarefa desta etapa é deixar seu comentário clique AQUI
Afinal, por que há vantagens em ser invisível?
Aguardo a participação de todos. Lembro a vocês que essa etapa vale nota individual.
A segunda etapa será realizada em equipe. De acordo com o filme, responda as perguntas DAQUI
Não esqueça de mencionar todos os integrantes da equipe.
Ficou curioso para ler mais sobre Charlie? Encontre o livro disponível online ou para ser baixado AQUI
Para se aprofundar na temática do abuso e o filme acesse
http://www.psicologiaecinema.com/2013/01/as-vantagens-de-ser-invisivel.html
Assista aqui e aqui os clipe de duas das músicas tema do filme.
Deixem nos comentários opiniões sobre a atividade, eles ajudarão na elaboração das próximas.
Um abraço,
Jeannie.
1a. Etapa
Bem, a primeira tarefa desta etapa é deixar seu comentário clique AQUI
Afinal, por que há vantagens em ser invisível?
Aguardo a participação de todos. Lembro a vocês que essa etapa vale nota individual.
2a. Etapa
A segunda etapa será realizada em equipe. De acordo com o filme, responda as perguntas DAQUI
Não esqueça de mencionar todos os integrantes da equipe.
Ficou curioso para ler mais sobre Charlie? Encontre o livro disponível online ou para ser baixado AQUI
Para se aprofundar na temática do abuso e o filme acesse
http://www.psicologiaecinema.com/2013/01/as-vantagens-de-ser-invisivel.html
Assista aqui e aqui os clipe de duas das músicas tema do filme.
Deixem nos comentários opiniões sobre a atividade, eles ajudarão na elaboração das próximas.
Um abraço,
Jeannie.
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Como criar uma revista a partir do Word
Boa tarde alunos do 2o Ano A,
Bem coletei alguns tutoriais de como se fazer uma revista no Word, programa que, na minha opinião, é o mais simples e prático para o nosso propósito: criar a Revista Literária do Realismo.
Antes de seguirmos para os links, gostaria de lembrá-los de alguns itens indispensáveis à produção de vocês.
1. O material produzido por cada equipe será parte integrante de uma mesma revista, na forma de fascículos temáticos (Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Cortiço, O Primo Basílio, Dom Casmurro);
2. Cada fascículo ( o trabalho de cada equipe) produzido deve conter: 1 entrevista, 1 notícia e 1 reportagem, todas relacionadas às temáticas, contexto e personagens de cada obra.
3. Cada fascículo deve conter a ficha técnica. Esta,em termos gerais, é uma explicação de quem fez o quê no trabalho. Veja um exemplo aqui
4. Cada equipe deve eleger um editor-chefe que, noutro momento, conversará com os outros editores-chefe das outras equipe e montarão a revista com a coletânea de fascículos.
5. As dúvidas surgirão, mas em qualquer momento, consultem a professora nos momentos presenciais ou via mensagens neste blog.
Vamos agora aos tutoriais:
Nada melhor que dar uma olhada numa revista de verdade e perceber sua estrutura e regularidades. Dá um pouco mais de trabalho fazer essa análise, mas os resultados serão melhores e mais duradouros. Você pode ver uma revista online AQUI
AQUI há um tutorial no mesmo site anterior, de como se fazer uma revista passo a passo.
Há também esses vídeos, muito bacanas:
Bem, esses são apenas sugestões. Vocês podem e devem pesquisar outras fontes, outras técnicas.
Então mãos à obra!
Boa tarde alunos do 2o Ano A,
Bem coletei alguns tutoriais de como se fazer uma revista no Word, programa que, na minha opinião, é o mais simples e prático para o nosso propósito: criar a Revista Literária do Realismo.
Antes de seguirmos para os links, gostaria de lembrá-los de alguns itens indispensáveis à produção de vocês.
1. O material produzido por cada equipe será parte integrante de uma mesma revista, na forma de fascículos temáticos (Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Cortiço, O Primo Basílio, Dom Casmurro);
2. Cada fascículo ( o trabalho de cada equipe) produzido deve conter: 1 entrevista, 1 notícia e 1 reportagem, todas relacionadas às temáticas, contexto e personagens de cada obra.
3. Cada fascículo deve conter a ficha técnica. Esta,em termos gerais, é uma explicação de quem fez o quê no trabalho. Veja um exemplo aqui
4. Cada equipe deve eleger um editor-chefe que, noutro momento, conversará com os outros editores-chefe das outras equipe e montarão a revista com a coletânea de fascículos.
5. As dúvidas surgirão, mas em qualquer momento, consultem a professora nos momentos presenciais ou via mensagens neste blog.
Vamos agora aos tutoriais:
Nada melhor que dar uma olhada numa revista de verdade e perceber sua estrutura e regularidades. Dá um pouco mais de trabalho fazer essa análise, mas os resultados serão melhores e mais duradouros. Você pode ver uma revista online AQUI
AQUI há um tutorial no mesmo site anterior, de como se fazer uma revista passo a passo.
Há também esses vídeos, muito bacanas:
Bem, esses são apenas sugestões. Vocês podem e devem pesquisar outras fontes, outras técnicas.
Então mãos à obra!
segunda-feira, 4 de agosto de 2014
Como noticiar
Atividade para os alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Antônio Bezerra
1o. passo: Dê uma olhada Aqui
2o. passo: Pesquise sobre os temas que você escolheu e aborde um ângulo invador, que você ainda não viu.
3o. passo: Delineie as ideias, discuta com seu grupo e faça um rascunho do que pretende abordar.
4o.passo: Dê uma olhada no quadro abaixo e distribua suas ideias e texto inicial.
5o. passo: Escreva o primeiro texto. Lembre-se, ele pode (e deve mudar) ao longo das revisões.
6o. passo: Leia o texto com os colegas. Está claro? Coerente? Possui um propósito comunicativo claro? As informações são fidedignas? O título está atraente? Está redigido em 3a. pessoal? Está na norma padrão? A linguagem é clara e objetiva?
7o. passo: Revise o texto e se necessário faça modificações. Pense agora no layout: como vai apresentar, que imagens vai utilizar. Não esqueça de citar a fonte.
8o. Ao final dessa aula, poste um pequeno resumo da sua notícia nos comentários e mencione os integrantes da equipe.
Estrutura
|
Definição
| |
Antetítulo
Subtítulo | Surge antes do título e pormenoriza-o. É facultativo | |
Encontra-se no inicio, destacado com letras maiores e/ou de cor diferente. Deve ser breve, atractivo e esclarecer sobre o assunto. | ||
Surge depois do título e pormenoriza-o. É facultativo. | ||
2. Lead | Corresponde ao 1º parágrafo da notícia e deve corresponder às seguintes questões: | Quem? |
O quê? | ||
Quando? | ||
Onde? | ||
3. Corpo da notícia
| É o resto do texto que desenvolve o assunto. Tenta responder às seguintes questões: | Como? |
Porquê? | ||
Consequências? | ||
Fontes da notícia? |
terça-feira, 29 de abril de 2014
Blogs ganham força como ferramenta de ensino-aprendizagem
Professor Robson Garcia Freire
recebendo o Top Blog 2009
24/05/10
Os blogs estão cada vez mais deixando de ser apenas diários virtuais para ganhar um novo papel. Aliando textos a outras formas de linguagem, eles passaram a servir como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Educação Formal. E são muitos os educadores que estão fazendo uso dos blogs para complementar o conteúdo passado em sala de aula.
O blog “Caldeirão de Ideias”, do coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Itaperuna, Robson Garcia Freire, começou como objeto experimental de aprendizagem em 2007 e hoje tem 130 mil visitas diárias, além de dois prêmios nacionais. “Quando fiquei responsável pelo blog, percebi que era um excelente canal de comunicação, com inúmeras possibilidades, mas não imaginava essa repercussão toda”, lembra Robson. Depois de um tempo, o bloghttp://nteitaperuna.blogspot.com perdeu a identidade institucional e passou a ser referência na área de Tecnologia e Educação.
O uso de blogs por professores oferece resultados instantâneos em sala de aula. É uma ferramenta de interação e aproximação para alguns alunos mais reservados. “O estudante que é tímido e não se manifesta dentro de sala se sente mais seguro para contribuir através do blog”, afirma Sérgio Lima, professor de Física do Colégio Pedro II, que mantém o site http://sergioflima.pro.br/blogs.
Sérgio começou a “blogar” em 2002, mais especificamente em Educação em 2007, quando implementou o site como reforço para as aulas presenciais numa escola particular. “À medida que fui me sentindo seguro, comecei a incorporar o blog no Pedro II. Na versão atual, cada estudante tem o seu login, faz comentários e tira dúvidas”. Além deste blog, Sérgio tem outros, como o http://edublog.aprendendoemrede.info, onde oferece um curso destinado a professores que queiram aprender como trabalhar com esta ferramenta. Além de gratuito, o curso é livre (não tem data de início ou fim), a distância (não há encontros presenciais) e a interação dos cursistas com o conteúdo ou com o professor não é simultânea.
Já a professora de geografia do Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, Cristina Ramos, criou em 2008 a “Sala Geo”, uma sala de aula virtual de geografia. O sistema tem a participação ativa de alunos, que são autores de colunas semanais, e outras ferramentas úteis ao processo ensino-aprendizagem, como slides de aulas, dados demográficos, dicas de vestibular, exercícios, entre outras. “Foi o instrumento mais fácil para passar o conteúdo necessário na época, mas fiquei surpresa, pois agora ele está sendo usado por pessoas de outros lugares do Brasil e do mundo”, disse Cristina. O blog http://salacristinageo.blogspot.com recebe de 500 a 700 visitas por dia.
Quer saber mais como criar seu próprio Blog? Clique AQUI
Assinar:
Comentários (Atom)