Blogs ganham força como ferramenta de ensino-aprendizagem
Professor Robson Garcia Freire
recebendo o Top Blog 2009
24/05/10
Os blogs estão cada vez mais deixando de ser apenas diários virtuais para ganhar um novo papel. Aliando textos a outras formas de linguagem, eles passaram a servir como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Educação Formal. E são muitos os educadores que estão fazendo uso dos blogs para complementar o conteúdo passado em sala de aula.
O blog “Caldeirão de Ideias”, do coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Itaperuna, Robson Garcia Freire, começou como objeto experimental de aprendizagem em 2007 e hoje tem 130 mil visitas diárias, além de dois prêmios nacionais. “Quando fiquei responsável pelo blog, percebi que era um excelente canal de comunicação, com inúmeras possibilidades, mas não imaginava essa repercussão toda”, lembra Robson. Depois de um tempo, o bloghttp://nteitaperuna.blogspot.com perdeu a identidade institucional e passou a ser referência na área de Tecnologia e Educação.
O uso de blogs por professores oferece resultados instantâneos em sala de aula. É uma ferramenta de interação e aproximação para alguns alunos mais reservados. “O estudante que é tímido e não se manifesta dentro de sala se sente mais seguro para contribuir através do blog”, afirma Sérgio Lima, professor de Física do Colégio Pedro II, que mantém o site http://sergioflima.pro.br/blogs.
Sérgio começou a “blogar” em 2002, mais especificamente em Educação em 2007, quando implementou o site como reforço para as aulas presenciais numa escola particular. “À medida que fui me sentindo seguro, comecei a incorporar o blog no Pedro II. Na versão atual, cada estudante tem o seu login, faz comentários e tira dúvidas”. Além deste blog, Sérgio tem outros, como o http://edublog.aprendendoemrede.info, onde oferece um curso destinado a professores que queiram aprender como trabalhar com esta ferramenta. Além de gratuito, o curso é livre (não tem data de início ou fim), a distância (não há encontros presenciais) e a interação dos cursistas com o conteúdo ou com o professor não é simultânea.
Já a professora de geografia do Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, Cristina Ramos, criou em 2008 a “Sala Geo”, uma sala de aula virtual de geografia. O sistema tem a participação ativa de alunos, que são autores de colunas semanais, e outras ferramentas úteis ao processo ensino-aprendizagem, como slides de aulas, dados demográficos, dicas de vestibular, exercícios, entre outras. “Foi o instrumento mais fácil para passar o conteúdo necessário na época, mas fiquei surpresa, pois agora ele está sendo usado por pessoas de outros lugares do Brasil e do mundo”, disse Cristina. O blog http://salacristinageo.blogspot.com recebe de 500 a 700 visitas por dia.
Quer saber mais como criar seu próprio Blog? Clique AQUI